Escola de Musica Improviso

Aulas de Laboratório Instrumental

O Laboratório instrumental surgiu da necessidade de fazer uma ponte entre as aulas de Música e Movimento e as aulas “tradicionais” de instrumento.

Iniciar o estudo de um instrumento é uma fase especial no percurso musical de uma criança. Dominar o instrumento nas suas mãos, e ao mesmo tempo ler uma nova linguagem de símbolos na partitura pode ser uma experiência demasiado complexa.

São aulas em pequenos grupos, em que o movimento, o canto, e a improvisação são privilegiadas como formas de expressão e compreensão musical. Em paralelo, são trabalhadas competências técnicas do instrumento estudado. Desta forma, pretende-se que o instrumento surja como uma extensão natural do corpo da criança, que começará por tocar “de ouvido”, baseando-se nas suas experiência musicais, e naturalmente se tornará mais independente no fazer música, pois comparará o que ouve no seu instrumento com o “ideal sonoro” que desenvolveu pela sua experiência de cantar, movimentar-se, etc.

A sequência de aprendizagens tem como fundamentação a orientação hierárquica proposta por Edwin Gordon: ouvir-cantar/movimentar-se/tocar- ler e escrever e as metodologias baseiam-se na sua Teoria de Aprendizagem Musical.

Idades: 5 a 6

Instrumentos: cordas(violino e violoncelo) e instrumental Orff - (1 grupo de instrumentos por cada semestre).


 

PROFESSOR

goncalo prazeres bw
Gonçalo Prazeres

 


 

Voltar à Página Inicial

 
Escola de Música Improviso  : Home Laboratório Instrumental